© 2016 por Davis C. Mezzomo

Pioneira no Rio Grande do Sul e na pesca esportiva com Iscas Artificiais, a AGAPIA existe desde 1994 e conta agora com um site totalmente reformulado, o que dará mais flexibilidade aos visitantes do site que vêem em busca de informação sobre pesca e sobre a AGAPIA. 

Como ocorre em outras regiões do pais, no Rio Grande do Sul, com algumas exceções, a preservação dos recursos naturais têm sido tratadas com certo descaso, pelas autoridades competentes e pelas empresas que poluem os rios que reduzem brutalmente a vida neles. 

 

Preocupados com este quadro, em meados de 1993, um grupo de pescadores esportivos, através de reuniões periódicas, iniciou um trabalho de orientação e incentivo à pesca esportiva, promovendo o manejo e a soltura de peixes nativos em diversos rios, lagos e represas da região da Serra Gaúcha. 

 

Das reuniões periódicas surgiu a necessidade de organização e distribuição de tarefas, que resultou em 30 de Junho de 1994, na fundação da Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais, com a finalidade de incentivar a pesca esportiva e o estímulo de práticas preservacionistas e ecológicas, através de palestras, publicações e peixamentos em varias regiões do Estado. 

 

O trabalho realizado por estes 25 pioneiros pescadores, começou a frutificar e ser reconhecido em todo o País, tornando-se hoje a maior associação de pesca com iscas artificiais do país. 

 

Muitas outras conquistas foram alcançadas pela AGAPIA, sendo hoje a prática da pesca e devolução, uma realidade no Rio Grande do Sul, com milhares de adeptos e o exemplo seguido por outras associações criadas com o mesmo objetivo. 

 

Entretanto, muito mais deve ser feito pela pesca, no Estado e no País, para que a pesca esportiva e o turismo ecológico sejam um negócio economicamente sustentável e, principalmente, a consciência de preservação dos nossos recursos hídricos.

A AGAPIA